Sebrae Paraíba promove Seminário sobre Museus e Novas Economias

Nesta sexta-feira (9) a partir das 9h, no auditório do Sebrae, em Campina Grande, acontece o Seminário sobre Museus e as Novas Economias.

O objetivo é promover a inovação e a transformação dos museus, possibilitando a capacitação de profissionais, a formação de redes e o desenvolvimento de novas estratégias na área digital. 

Idealizado pelo Sebrae Paraíba com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), OI Futuro e Ministério Público.

Sediar o “Seminário sobre Museus e as Novas Economias” é muito importante para a Paraíba, salientou Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae. “Será um momento para repensar a sustentabilidade dos 94 museus paraibanos de forma inovadora e criativa. A participação de entidades técnicas ligadas a museus vem suprir essa carência e delinear novas estratégias adequadas para um novo tempo, para que os museus continuem sendo atrativos e conectados com o cidadão, contribuindo para a história”, acrescentou. 

A programação contará com palestras e mesas redondas de representantes de museus e especialistas em economia criativa, colaborativa, compartilhada e de valores, convidados para debater o tema, com participação direta do público.

Museu de Arte Assis Chateaubriand – MAAC. Campina Grande (PB)

Segundo dados da ONU, a economia criativa é responsável por 10% do PIB mundial, portanto a grande estratégia do século XXI. Conforme a classificação do Ministério da Cultura, os setores criativos compreendem: 

• Patrimônios: Material, imaterial, arquivos e museus;

• Expressões Culturais – Artesanato, culturas populares, indígenas, afro-brasileiras, artes visual e digital;

• Espetáculos artísticos: Dança, música, circo e teatro;

• Audiovisual e Literatura: Cinema e vídeo, publicações e mídias impressas.

• Criações culturais e funcionais – Moda, design e arquitetura.

Museu Estação Ciência. João Pessoa – PB. Foto: Reprodução

A economia criativa movimenta todos os profissionais que atuam em áreas criativas e setores culturais, como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, literatura, cinema, games, websites, arquitetura, moda, gastronomia, museus, patrimônio cultural e natural.

O Seminário sobre Museus e as Novas Economias, irá promover uma grande oportunidade para aprofundar conceitos, conhecer ferramentas, cases e ampliar o entendimento sobre o tema.

Programação

Dia 09 de agosto

09h00 às 10h00 — Palestra: Museus da Paraíba: Desafios e Perspectivas

Palestrantes:

Valter Junior — Representante do Memorial Augusto dos Anjos

Maíra de Oliveira Dias – Museóloga da Universidade Federal da Paraíba

10h00 às 10h50 — Palestra: Museus: Narrativas para o Futuro.

Palestrante:

Bruna Cruz – Museóloga da Oi Futuro

10h50 às 11h10 — Intervalo — Café Criativo

11h10 às 13h00 — Mesa Redonda: Como inovar museus em tempos atuais, priorizando a criatividade, sustentabilidade econômica e as novas estratégias na área digital.

Palestrantes: 

Coordenação: Cassandra Figueiredo – Presidente do IPHAEP

Nicole Costa: Museóloga do Paço do Frevo – Recife – PE

Ruth Gabino – Instituto Ricardo Brennand – Recife – PE

Fabiana Sales – Técnica em Assuntos Educacionais do Museu da Abolição – Recife – PE. Turismóloga e Mestre em Turismo (UFPE/UCS), Doutoranda em Antropologia (PPGA – UFPE).

13h às 14h: Almoço livre

14h às 15h: Visita técnica ao Museus de Arte Popular da Paraíba, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está localizado às margens do Açude Velho de Campina Grande.

Endereço: Rua Dr. Severino Cruz, s/n – Centro – Campina Grande (PB)


Imagem destacada: Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP. Foto: Reprodução

Com informações: Regina Medeiros Amorim – Sebrae (PB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.