Semeando: com um rio nos olhos, sem descansar as mãos

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.” (Salmos 126:5)

Semear requer tempo, trabalho, habilidade, e por muitas vezes chega a ser cansativo. A terra escolhida para semear deve antes de tudo ser bem preparada e o lugar do plantio deve ser escolhido muitíssimo bem, para que a boa colheita aconteça.

Entretanto, quantas vezes semeamos na vida de alguém, esperamos e quando menos imaginamos acabamos por colher desilusões, decepções e uma enorme tristeza. Mas quando paramos e deixamos que Deus resolva a situação, por mais que a ingratidão tenha sido a colheita por parte de quem semeamos tanto, nos deparamos com a misericórdia de Deus, com um resultado que nem imaginávamos, e alegramo-nos após tantas lágrimas derramadas.

Como isto aconteceu? Daí pensamos, suspiramos e dizemos: valeu a pena tal semeadura!

Você já parou para pensar o que é semear com lágrimas?
Foto: Reprodução

– Semear com lágrimas é sentir a dor pelos perdidos. É perceber que sem a salvação e a libertação aqueles que vivem longe de Deus, aprisionados nas mãos do inimigo, e que seguem suas vidas numa cegueira espiritual tão grande, que não se dão conta que estão caminhando para um abismo sem volta. 

Ao invés de desistirmos daqueles que cada vez mais se distanciam de Deus, zombam, blasfemam do sacríficio de Jesus e da Bíblia Sagrada, perseveramos, oramos e apresentamos suas vidas ao Pai Celestial e deixamos nos mover pela compaixão.

Apesar de tudo, Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo!” A seguir, dividiram entre si as vestes de Jesus, tirando sortes.” (Lucas 23:34)

Absorvidos pelos sentimentos de Jesus, sentimo-nos dispostos a procurar alcançar os perdidos para Cristo. Prosseguimos semeando o Evangelho. 

Oração com clamor

Em Hebreus, capítulo 5 e versículos 7, fala da agonia do Getsêmani, quando Jesus não apenas suou sangue, mas também orou com forte clamor e lágrimas. Jesus demonstrou um grande peso pela culpa humana. Isso ensina-nos como deveríamos olhar para a situação das pessoas.

– Outra forma de semear em lágrimas é passar por uma luta familiar, no trabalho, ou em outra situação, onde as dificuldades teimam, e a solução parece está há anos luz. Quão cansativa e trabalhosa é esta semeadura!

A terra parece não cessar em sua dureza e sequidão, daí a necessidade de prepará-la e muito, com doses de paciência e perseverança. Na mente do semeador tem que está sempre presente a esperança. 

Está escrito: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” (1 Pedro 1:3-5)

O salmista ao se referir da semente que é levada aos molhos, nos braços do semeador, andando e chorando, aqui está falando das lutas, dos percalços da vida, das provações, tribulações que nos advém da caminhada cristã.

Convicção

Todo homem e mulher de Deus que busca a cada dia andar de acordo com os ensinamentos de Jesus – tem a convicção que foi chamado a suportar as aflições e ao mesmo tempo semear boas obras.

Mesmo que no meio da sua caminhada sinta-se solitário, se olhar para o alto, tem a certeza que Deus jamais lhe abandonará. Tudo que tenha que passar, passará confiante que irá superar e vencer, e que a colheita certamente trará resultados: uma colheita abundante na glória de Deus.

_______

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.” (2 Coríntios 4:17)

_______

Foto: Reprodução

Todo aquele que semeia com lágrimas não desiste de semear. A cada raiar do dia, começa uma nova semeadura. É um semeador persistente, mesmo que o solo seja ruim, os espinhos sufoquem a semente, os ventos espalhem o que foi semeado, o semeador jamais desiste. Segue semeando, com a certeza que o fruto semeado, quando regado com amor, fé, gotas de oração e interseção: a colheita de alegria é certa. “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” (Gálatas 6:9)

Então, não pare no meio da caminhada. Tenha fé em Deus, não deixe de crer sem duvidar. Prossiga, pois aquele que começou boa obra em você, com toda certeza vai completá-la.

_______

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126:6)

_________

Paz e Luz!



Citações: Bíblia Sagrada

Por Josy Gomes Murtada redação do Conexão Boas Notícias

Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.