Sesc Pompeia em São Paulo: músicos de diversos países no Festival Jazz na Fábrica

Um gênero global, diverso e que influenciou a música instrumental em vários países. De 10 a 27 de agosto, São Paulo estará envolvida nos sons do Festival Jazz na Fábrica.

O evento chega a sua sétima edição e reúne as melodias do pianista Abdullah Ibrahim, a modernidade do trompetista Roy Hargrove, a música universal do Hermeto Pascoal, a mistura de estilo do baixista e cantor Thundercat e muito mais.

Baixista e cantor Thundercat. Foto: Todd Cooper/Reprodução

As apresentações acontecem em dois palcos, no Sesc Pompeia. Na abertura do evento estão programados três shows. Um deles é o do trompetista norte-americano Eddie Allen. Sua música passa pela interferência do jazz de vanguarda de Chicago. O artista traz no currículo parcerias em cena com Muhal Richard Abrams, Lester Bowie, entre outros dessa vertente. No festival, o músico virá acompanhado por seu septeto.

O free jazz chega ao festival representado pela Globe Unity Orchestra, formada em 1966 pelo pianista alemão Alexander von Schlippenbach. Voz e piano serão os instrumentos da cantora e compositora nova-iorquina Annette Peacock em suas duas apresentações no evento. A pioneira da música eletrônica já tocou ao lado de grandes jazzistas, como Gary Peacock, Paul Bley e Paul Motian.

Pianista e compositor Abdullah Ibrahim. Foto: Reprodução

Do movimento jazzístico na África do Sul, o pianista e compositor Abdullah Ibrahim traz para o festival suas influências do mestre Duke Ellington, cuja marca é o lirismo das melodias de seu país natal.

Entre projetos acústicos e eletrônicos, o trompetista Roy Hargrove é mais uma atração do evento e nome já conhecido do público no Brasil. O artista estará no palco com o seu quinteto e ainda divide o palco com a cantora de jazz italiana Roberta Gambarini.

Marco Mezquida y Juan Gómez ‘Chicuelo’. Foto: Carlos Montanyes/Reprodução

A 7º edição do Jazz na Fábrica continua sua viagem internacional ao som do guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu, do cantor ganense Pat Thomas, da Debo Band (liderada pelo saxofonista etíope-americano Danny Mekonnen), do duo espanhol Chicuelo-Mezquida, do trompetista Itamar Borochov e da flautista Hadar Noiberg, de Israel.

O movimento brasileiro entra no festival representado pelo alagoano Hermeto Pascoal e seu grupo. Para o evento os músicos reservam o repertório do ainda inédito álbum “No Mundo dos Sons”.

Flautista e compositora Hadar Noiberg, de Israel. Foto: Divulgação

Do Brasil ainda se apresentam no festival o trio do baterista gaúcho Nenê, a parceria do guitarrista Emiliano Sampaio com a Soundscape Big Band, a banda feminina Jazzmin’s e o pianista pernambucano Amaro Freitas.

Serviço

Programação completa: www.sescsp.org.br

Ingressos: Site do Sesc-SP e nas bilheterias de suas unidades

Endereço: Rua Clélia, nº 93 – Pompeia, São Paulo – SP

Contato: (11) 3871-7700

Com informações: Folha de São Paulo / Sesc-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.