Suíça: Deputados ganham menos que professores

Sem privilégios. Parlamentar na Suíça tem salário menor que um professor, não existe auxílio moradia. O jornalista Jamil Chade visitou Genebra e entrevistou Guy Mettan, deputado e ex-presidente do Parlamento da cidade. A entrevista foi publicado na Estadão.

Os políticos não recebem carro oficial. Mettan contou que vai para o Parlamento em sua própria scooter, nem sequer têm vaga reservada no estacionamento. Motorista a disposição, apenas quando ele decide ir até a câmara de ônibus.

Todos os deputados mantém-se trabalhando nas profissões que exerciam antes de serem eleitos. As sessões acontecem ao fim da tarde, depois do horário comum de expediente. 

Foto: Reprodução

Um dos países mais ricos do mundo: a Suíça. A realidade do país ainda surpreende, quanto a atividade política, por lá os parlamentares não tem direito a benefícios para o resto da vida, como aposentadorias especiais.

Além do salário, os deputados de Genebra recebem dois vouchers de 40 francos suíços para se alimentar por mês. Guy Mettan brinca que o valor é suficiente para comprar uma pizza e uma taça de vinho.

Salário

Pode chegar a 50 mil francos suíços por ano (cerca de R$ 172 mil), ou 4,1 mil francos por mês. Mas só se o deputado for o presidente do Parlamento e comparecer a todas as sessões, já que o cálculo do pagamento é baseado nas horas trabalhadas. É preciso assinar a lista de presença a cada reunião.

Chade explica que o valor pode parecer elevado na conversão para reais, mas Genebra é conhecida por seu alto custo de vida, e o salário de 4 mil francos mensais é menor que a renda média de fabricantes de queijos, mecânicos, secretárias, policiais, carpinteiros e professoras de educação infantil.

Os deputados comuns recebem cerca de 30 mil francos suíços por ano (cerca de R$105 mil), ou 2500 por mês, o equivalente ao pagamento médio de artistas de circo ou ajudantes de cozinha.


Com informações: Hypeness / Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.