Talheres e pratos biodegradáveis são produzidos a partir de farelo de trigo

Uma empresa Polonesa anunciou, durante o Green Living Show de Toronto, Canadá, que irá começar a comercializar talheres biodegradáveis feitas a partir de farelo de trigo prensados.

A novidade apresentada deve levar em torno de um mês para se decompor – enquanto a versão plástica descartável pode levar até 500 anos.

Os únicos ingredientes nos pratos e tigelas da empresa são o farelo de trigo e a água, que são fundidos usando altas temperaturas e aplicando alta pressão. Nenhum produto químico é usado para fazer as placas e tigelas. 

Segundo a Biotrem é possível produzir até 10 mil unidades de pratos ou tigelas a cada tonelada de matéria prima. O produto final é capaz de armazenar produtos quentes e frios, líquidos e sólidos e podem até ser utilizados no microondas.

Pedidos personalizados

Foto: Reprodução

A Biotrem fabrica placas redondas padrão em três tamanhos, bem como uma tigela redonda e uma tigela oval. A empresa também oferece pedidos personalizados de produtos e formatos de tamanhos diferentes com a opção de personalização de marca. Os pratos e tigelas devem ser usados ​​uma vez e depois compostados. 

As placas e tigelas são seguras para micro-ondas e podem ser usadas com alimentos quentes ou frios. No entanto, a Biotrem alerta os clientes para não usarem os produtos para servir líquidos quentes, como chá, café ou sopa, além de refrigerantes. 

A Biotrem fabrica garfos e facas correspondentes – embora seu teor de farelo de trigo seja menor do que suas contrapartes de prato e tigela. Os utensílios são feitos de apenas 10 por cento de farelo de trigo e 90 por cento de polilactida, que é um poliéster termoplástico biodegradável, normalmente feito de milho. 

A descoberta

Foto: Reprodução

O agricultor Jerzy Wysocki descobriu a solução por acaso. Toda vez que moía o grão de trigo se encontrava farto de farelo de trigo. Foi então que deu início aos experimentos e descobriu que misturá-lo com água e depois aquecer e pressurizar resultava em um material extremamente resistente. Foi assim que nasceu Biotrem: a partir de uma máquina extra localizada na fazenda de Jerzy.

A capacidade atual da empresa é de aproximadamente 15 milhões de pratos, tigelas e talheres biodegradáveis por ano. É possível encontrar para comprar em 12 países europeus, Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul e Líbano.

Foto: Reprodução

Com informações: The Greenest Post / Greenmatters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.