Treinar para a primeira maratona reverte envelhecimento de vasos sanguíneos

Um novo estudo feito na University College London, no Reino Unido, aponta que treinar para sua primeira maratona tem um efeito reversivo no envelhecimento dos vasos sanguíneos, especialmente para os corredores mais velhos e mais lentos.

O enrijecimento dos vasos sanguíneos, que é uma característica comum com o passar dos anos, aumenta o risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca, mesmo em pessoas saudáveis. De acordo com a análise, em comparação com pessoas que não praticam esportes, os atletas ao longo da vida têm vasos sanguíneos biologicamente mais jovens.

Como o estudo foi feito

O estudo incluiu 139 atletas amadores saudáveis que pretendiam correr uma maratona pela primeira vez, com idade entre 21 e 69 anos.

Eles foram aconselhados a seguir um programa de treinamento e percorreram cerca de 10 a 20 km por semana durante seis meses.

Antes de iniciar o treinamento e duas semanas após a conclusão da maratona, os participantes passaram por ressonância magnética (RM), ultrassonografia do coração e dos vasos sanguíneos, teste de aptidão física e medições de pressão arterial e frequência cardíaca. A idade biológica da aorta foi calculada em ambos os momentos.

Depois de completar a maratona, os cientistas notaram que a rigidez aórtica havia diminuído e a aorta era quatro anos mais jovem que antes do treinamento.

Participantes mais velhos e aqueles com maior tempo de chegada na maratona tiveram maiores reduções na rigidez aórtica após o treinamento. Reduções na rigidez aórtica foram independentes de alterações na pressão arterial.

Resultados

Anish Bhuva, o principal autor do estudo, reforça que você não tem que ser um atleta de elite para ganhar os benefícios de correr uma maratona. “O estudo mostra que os ganhos de saúde por meio da corrida começam a aparecer depois de um programa de treinamento relativamente breve”, disse ele, de acordo com o site Eureka.

“O treinamento para uma maratona pode ser um bom motivador para se manter ativo. Muitas pessoas se divertem e continuam correndo, o que deve aumentar a probabilidade de sustentar os benefícios”, completou.


Com informações: Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.