Três cidades brasileiras lideram Ranking 2023 de saneamento básico

Pesquisa utilizou dados do Sistema Nacional de Saneamento

São José do Rio Preto (SP), Santos (SP) e Uberlândia (MG) foram os municípios com as maiores notas no Ranking 2023 de Saneamento elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados. A classificação, que está em sua 15ª edição, leva em conta os dados do Sistema Nacional de Saneamento (SNIS), de 2021, os últimos disponíveis.

O ranking, divulgado ontem (20), considera indicadores como a porcentagem da população do município que é atendida com abastecimento de água e esgoto, o índice de esgoto tratado, os investimentos feitos em saneamento, o índice de novas ligações de água e esgoto, e o índice de perdas na distribuição de água.

Pela primeira vez nas 15 edições da classificação, um município obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas: São José do Rio Preto. De acordo com o Instituto Trata Brasil, a cidade apresentou os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento – fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%.

Municípios com melhor posicionamento

Dos 20 melhores municípios do Ranking de 2023, 8 são do estado de São Paulo, 6 do Paraná, um de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro, um do Tocantins, um da Paraíba, um da Bahia e um do Distrito Federal.

Segundo Luana Pretto, os municípios com melhor posicionamento investem continuamente e fazem muitas obras. “Com isso, os indicadores de acesso à água e esgoto acompanham o crescimento da população ou mesmo até avançam em uma velocidade maior, fazendo com que os indicadores melhorem a cada ano”, explicou a presidente do Trata Brasil.

Ranking do saneamento – Confira a relação das 20 melhores cidades brasileiras:

1. São José do Rio Preto (SP)

2. Santos (SP)

3. Uberlândia (MG)

4. Niterói (RJ)

5. Limeira (SP)

6. Piracicaba (SP)

7. São Paulo (SP)

8. São José dos Pinhais (PR)

9. Franca (SP)

10. Cascavel (PR)

11. Ponta Grossa (PR)

12. Sorocaba (SP)

13. Suzano (SP)

14. Maringá (PR)

15. Curitiba (PR)

16. Palmas (TO)

17. Campina Grande (PB)

18.  Vitória da Conquista (BA)

19. Londrina (PR)

20. Brasília (DF)

“Com metas definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), o país tem como propósito fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%, até 2033. Desta forma, o Ranking do Saneamento liga um alerta, seja para as capitais brasileiras, como também para os municípios nas últimas posições, para que possam atuar pela melhoria dos serviços”, destaca o Instituto Trata Brasil, em nota.


Com informações: Agência Brasil / Codecom

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.