Um Ser Brilhante

Ser uma Fagundense e ser uma aluna do Colégio João XXIII, é sempre um orgulho. E falar do grande incentivador, o Dr. José Cruz, homem de muitas palavras e inúmeras atitudes, é uma honra e um grande prazer.

Como aluna, me recordo das Quadrilhas na quadra, as Festas no auditório, os Desfiles tão esperados do ano na comemoração do 7 de Setembro, as Fanfarras que eram motivo de alegria para receber pessoas de fora, o Natal que tinha as apresentações das Pastorinhas, e as Discotecas; estas são algumas das festas que mais me marcaram nessa época. Mas, umas das comemorações que mais me marcaram, foram a Páscoa e, principalmente, o Dia do Índio quando fazíamos questão de criar cocares indígenas, e pinturas com os meus alunos utilizando tinta guache; em seguida realizava desfiles até a praça principal, tirando fotos destas temáticas.

Profª. Isabel Cristina da Silva. Foto: Arquivo Pessoal

Também lembro que, aos 15 anos de idade, quando cursava o ensino regular, já tinha a responsabilidade de alfabetizar algumas crianças, o que me revelou como uma jovem professora autodidata; assim eu passei a contribuir para a Educação Infantil Fagundense. Em memória, eu acredito que umas 100 crianças foram alfabetizadas por mim entre os anos de 1980 e 1984. E o grande responsável por essa minha atividade foi Dr. José Cruz. Este honrado líder, além de me incentivar, nos proporcionou o espaço no memorável Colégio Moderno João XXIII; ali ele fez possível realizar o meu sonho de ser professora.

O Dr. José Cruz, como ilustre guerreiro, lutou pela história política do Município, sendo assim o grande responsável e bem feitor pioneiro, ao fundar a primeira escola particular em Fagundes, aonde formou inúmeros jovens, que hoje estão contribuindo com a Educação em vários Estados do Brasil, e até em outros países. Zé Cruz é merecedor de inúmeras homenagens.

Essa singela homenagem demonstra o legado com o qual construiu na sua trajetória como um filho Fagundense.

Guardo com boa recordação a minha experiência que me proporcionou, e me preparou para responsabilidades que eu tenho atualmente. E as lembranças das atividades da minha adolescência com as crianças, me trazem o sentimento de dever cumprido. Concluo que, assim como os raios do Sol resplandece todos os dias, os frutos da semente que um dia Dr. José Cruz plantou, hoje, como os outros próximos dias, poderão ser visualizados de forma sempre gratificante e satisfatória. E Fagundes tende brilhar ainda mais com os seus seres brilhantes. Receba esta homenagem com as Saudações Amazônicas!

Izabel Cristina da Silva – Ex-aluna eternamente agradecida.

Ex- alunos Colégio Moderno João XXIII. Carlos André Dantas, Carlos Efigênio, Miguel Souza, Sonildo Dantas, Samuel Dantas, Quildo Lopes, Elizangela Morais, Jaqueline Fablício, Elen Cristina (In memória), Elizangela Ferreira Domingos, Valquíria Fernandes, Lidiane Fablício, Cláudia Fablício, Elisangela Fablício, Daniele Lopes, Denise Lopes, Dalyanne Lopes. Foto: Arquivo Pessoal
Resgate de História e Cidadania em Fagundes
Dr. José Cruz Heculano (de boné) em momento de autógrafo. Foto: Arquivo Pessoal

Em tempo: O lançamento do Livro Minha Vida, Minha história – Um Resgate do Cidadão Fagundense José Cruz Herculano foi idealizado pelos filhos, alunos, professores e amigos do Ilustre Dr. José Cruz. 

O evento aconteceu no dia 16 de junho, no Centro Pastoral de Fagundes e contou com a presença de várias autoridades e a comunidade local. Deixo aqui registrada as presenças da família de Zé Cruz de Aroeiras, Campina Grande, João Pessoa, Recife e Fortaleza, como também  a presença do Deputado Estadual Manoel Ludugero, os ex-prefeitos, Dr. José Martins  e Dr. Gilberto Dantas, o Dr.  Antonio Carlos Ventura, ex-prefeito de Camaraú (PB), também professor pioneiro do Colégio Moderno João XXIII, Profª. Neide Melo (Língua Portuguesa) e atualmente professora do Mestrado em Buíque (PE).

Na ocasião, personagens que contribuíram para a história do Colégio João XXIII, que neste ano de 2018 completou 50 anos, homenagearam o Dr. José Cruz. Um momento histórico e inesquecível!

Dr. José Cruz. Momento de homenagem. Foto: Arquivo Pessoal

O livro contou com vários artigos de ex- professores, ex-alunos, amigos que estudaram e contribuíram para a Educação de Fagundes. Muitos já não residem no município e exercem suas profissões em outros estados e fora do Brasil. Mas, não deixaram de prestigiar o lançamento do livro.

Dr. José Cruz e esta colunista. Quadro pintado pelo artista plástico paraibano Mikeliton Alves, que se destaca na Amazônia. Foto: Arquivo Pessoal

José Cruz Herculano, nascido em Aroeiras, Paraíba, em 12 de junho de 1937. Filho de Vitalina Cruz Herculano e Cícero Herculano Marino. Ele foi trabalhador rural até os 16 anos de idade. Aos 17 mudou-se para Fagundes a convite de João Figueiredo, Sebastião Ferreira Dantas (Sebastião de Dudu) e José Ferreira Dantas (Zé Dudu) para tomar conta do Cartório Distrital que estava prestes a fechar as portas.

Engajou-se na vida pública, tornando-se vereador por 3 mandatos. Em 1996 o professor Zé Cruz resolve concorrer novamente ao um mandato de vereador mas só alcança 90 votos e se afasta definitivamente da política partidária, passando a se dedicar à advocacia e às atividades de estudo e pesquisa de acontecimentos históricos e personagens que fizeram e fazem parte da história fagundense.

Minha Vida, Minha história – Um Resgate do Cidadão Fagundense José Cruz Herculano.Foto: Arquivo Pessoal

O Dr. José Cruz, empresário na área da Educação, Historiador, entre outras atividades, ao falar aos presentes, ressaltou que ficou muito emocionado pela homenagem. Confessou que foi uma surpresa em vida a homenagem dos seus ex-alunos, mestres  e amigos que contribuíram para a História  de Educação de Fagundes, principalmente  dos queridos alunos, entre eles destacou Izabel Cristina (esta colunista) que veio de Rondônia, o jornalista e pesquisador sobre a história de Fagundes, Samuel Dantas, Carlos André Dantas e Jacqueline Taurino, médica Fagundense que realiza um trabalho relevante na área social atendendo a comunidade Fagundense, e outros que contribuíram para o lançamento da obra.

Com muita honra faço parte deste Registo Histórico, nos testemunhos de Gratidão, páginas 74-75, com o texto “Um Ser Brilhante”. Texto este que marca a minha estreia como colunista do Conexão Boas Notícias

Mamãe Geralda Barbosa (Gera), Josy Gomes Murta, esta colunista, e o homenageado Dr. José Cruz. Foto: Arquivo Pessoal

Concluo com as palavras inspiradoras do Padre Ademir Guedes Azevedo, que do Vaticano escreveu nas páginas 63-64, “O Canto da Águia de Bodopitá”, deixando assim registrado o seu testemunho de Gratidão:

“Agradeço de coração a José Cruz por ele ser como uma águia do Bodopitá. Sua voz hoje não é tão forte como antes, mas seu apelo é seu canto por justiça, liberdade, igualdade, continuam ressoando em nossos corações. Com ele Fagundes pode também ganhar os céus e voar com mais dignidade porque ele mesmo será o nosso eterno inspirador. Muito Obrigado e Parabéns pelos seus 80 anos!”.

Momentos históricos: homenagens e celebração

Dr. José Cruz. Emoções e homenagens. Foto: Arquivo Pessoal
Noite de homenagem. Ex- alunos Colégio Moderno João XXIII, prestigiando o Dr. José Cruz. Foto: Arquivo Pessoal
Centro Pastoral de Fagundes. Homenagem em vida ao Dr. José Cruz: Um Ser Brilhante. Foto: Arquivo Pessoal


Izabel Cristina da Silva

Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC).

Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das páginas do Facebook: 

De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/

De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/

Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1

E-mail: izabelcrisrondonia@gmail.com

Um comentário em “Um Ser Brilhante

  • 30 de julho de 2018 em 14:19
    Permalink

    Quero agradecer a equipe do Conexão Boas Notícias pelo convite para ser colunista desse site como também pela matéria promovendo a cultura e a história de Fagundes, a Cidade da Fé.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.