UFCG, na Paraíba, oferece curso de inglês para idosos

Aprender um novo idioma a partir dos 60 anos. Essa é a oportunidade que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, está oferecendo aos idosos através do projeto Ensino de língua inglesa para a terceira idade.

As inscrições começam na segunda-feira (22) e seguem até o dia 31 de maio, de forma gratuita. São 25 vagas ofertadas no curso.

As aulas estão previstas para começar no dia 7 de junho. O curso terá duração de sete meses e será realizado nas quartas-feiras, das 14h às 16h.

Foto: Reprodução

Para fazer a inscrição, o candidato deve se dirigir até a sede do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), localizada no subsolo do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH), das 9h às 18h. É preciso levar um documento de identificação e uma foto 3×4.

Os novos estudantes não precisam se preocupar com o quanto sabem ou não do idioma inglês. No primeiro dia de aula será feito um diagnóstico do nível de conhecimento da turma. O resultado deve definir as estratégias de ensino do curso.

A metodologia das aulas é aplicada através de conversação, exibição de filmes, músicas, textos, ou qualquer outra atividade que atenda às necessidades do grupo. O curso é coordenado pela professora Neide de Fátima Cesar da Cruz, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).

Descobertas na terceira idade

Estudantes em aula em dos cursos de idioma. Foto: Franklin de Freitas

O aprendizado de uma língua estrangeira possibilita que os idosos se mantenham mais informados, viagem para o exterior, conheçam pessoas de outros países, construam redes de contatos ou vivam aventuras em outras culturas.

Estar envolvido com novas atividades, principalmente idiomas é uma das ações recomendadas para quem chegou nessa fase da vida e quer manter o cérebro longe de doenças degenerativas, como esclerose e Alzheimer.

Foto: Reprodução

O número de pessoas na maturidade em busca de um segundo idioma tem crescido, de acordo com Thiago Oliveira, diretor de uma escola de idiomas no Sul do país. Diversos cursos públicos e particulares têm se voltado para atender as pessoas idosas. É o caso do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade de São Paulo (USP), além de outras iniciativas pelo Brasil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa do país é de 26,3 milhões (13%). A expectativa é que o percentual aumente e que em 2060 chegue a 34% dos habitantes do Brasil, conforme prevê o IBGE.

Contato para informações: (83) 2101-1560

Com informações: G1PB / Método Supera / UNS Idiomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.