Universitária da UFCG registra patente de própolis verde contra avanço da Covid

Foram encontrados pelo menos três compostos com potencial virucida na própolis verde

A estudante do curso de Farmácia do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cuité, Natália Raquel Silva Oliveira, registrou no último sábado, 5 de junho, uma patente farmacêutica para tratamento e prevenção da Covid-19.

Em seus estudos, sob orientação dos professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Campus Sumé, Bruno Medeiros Roldão de Araújo, Rafael Trindade Maia e Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, a estudante fez uma prospecção de compostos da própolis verde e realizou simulações computacionais com alvo molecular do SARS-CoV-2.

Como resultado, Natália Oliveira encontrou pelo menos três compostos com potencial virucida presente na própolis verde. De acordo com o professor Rafael Trindade, “os resultados são bem animadores e incentivam a continuidade da pesquisa”.

Também colaboraram com o estudo Henriqueta Monalisa Farias (graduada em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos pelo CDSA), Rafael de Lima Medeiros (egresso do curso de Física do CES/UFCG) e o professor Nilton Ferreira Frazão (CES/UFCG).

Equipe de Pesquisadores: (em cima) Rafael Trindade, Franklin Farias, Henriqueta Monalisa. (embaixo) Bruno Roldão, Rafael Medeiros e Nilton Frazão Fotos: Arquivo Pessoal

Com informações: Assimp CDSA/UFCG

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.