XX Semana Cultural José Lins do Rego

Feiras, atrações culturais e musicais, gastronomia, exposição de fotos, exibição de filmes todos os dias, entre outras atividades. Começa nesta sexta-feira (1) a “XX Semana Cultural José Lins do Rego”, e segue até  o dia 9 de junho na Praça José Lins do Rego em Pilar (PB).

Um dos maiores eventos culturais do Vale do Paraíba que tem por objetivo, promover a cultura local e ainda de alavancar o turismo da terceira cidade mais antiga da Paraíba e berço do escritor José Lins do Rego. 

Zé Lins 
Foto: Arquivo Pessoal

José Lins do Rego nasceu no Engenho Corredor em junho de 1901, em Pilar.

O menino Zé Lins era chamado por “Dedé”.  Suas obras trazem vivencias, experiências, descobertas, e tantas coisas mais, do lugar que nasceu e viveu na sua infância. Nas páginas aparecem a avó materna Janoca; a velha Totônia; a negra Generosa; tio Joca; os “homens da moenda”- mestre Cândido e mestre Fausto; Vitorino Carneiro da Cunha, vulgo Papa-rabo; tia Maria; tia Naninha, entre outros.

Quantos de nós ao lermos os livros de José Lins do Rego não gostaríamos de ter vivido uma infância como ele viveu, a brincar nos verdes anos da vida.

________

“A minha mãe sempre me falava do engenho como um recanto do céu.” 
– José Lins do Rego, frase escrita no livro “Menino de Engenho”

________

O menino Zé Lins cresceu e transformou-se num dos grandes nomes da literatura brasileira. Um exímio escritor, um grande romancista e ainda um excelente jornalista. Sem contar que os seus livros foram adaptados para o cinema e chegaram em outros países como a Alemanha, França, Inglaterra e Espanha.

Zé Lins integrou o grupo Regionalista do Nordeste. Ele faleceu no dia 12 de setembro de 1957, e deixou obras que caracterizam-se pelo extraordinário poder de descrição.

A escrita de Zé Lins reproduz a linguagem do eito, da bagaceira, do nordestino. Ele é essencialmente um legítimo representante da Literatura Regional Nordestina.

Justa, muita justa, justíssima, a homenagem em forma de um dos maiores eventos culturais do Vale do Paraíba. Confira a Programação:

Foto: Divulgação

Breve História

O município de Pilar fica a 55 Km da capital paraibana. Localizado na Microrregião de Sapé e na Mesorregião da Mata Paraibana.

Os moradores da localidade são chamados pelo gentílico: Pilarense ou pilaense. A emancipação política do município aconteceu em 14 de setembro de 1758.

O povoamento do atual Município de Pilar foi iniciado em fins do século XVII, encontrando ali os holandeses, em 1630, fazendas de criação de gado. Em 1670, Jesuítas, acompanhados pelos índios Cariris, fundaram um colégio. Em torno do mesmo, formou-se o povoado, cuja população era constituída principalmente de garimpeiros, que para ali se deslocavam em busca do ouro existente.

Em 1859, teve a honra de receber a visita do Imperador D. Pedro II, hospedado no solar do Barão de Maraú, onde recebeu grandes homenagens.

O município também passou por desmembramentos: Itabaiana, 1891 e Cruz do Espírito Santo, 1896.

Pilar ainda mantém peculiaridades daquela época: a história, a cultura, a gentileza e jeito de ser pilarense, e ainda a gratidão de homenagear pessoas ilustres. 

Pilar respira história

Foto: Divulgação

As antigas Câmara Municipal e Cadeia Pública, hoje abrigam a Fundação Menino de Engenho, que é um dos mais visitados locais na cidade. Engenho Corredor, Coreto na Praça José Lins do Rego e Igreja Matriz.

Lá também se pode visitar a Casa de Tia Naninha, a imagem de Nossa senhora Del Pilar, o Coreto da Praça José Lins do Rego, o Ateliê Janela das Artes e o Espaço Cultural Meu Quintal. Durante todo o ano movimentos culturais são realizados na cidade, atraindo visitantes e turistas. 

Foto: Divulgação

Imagine você ouvir a história de Pilar sendo contada pelos moradores da localidade, passeando por suas ruas, e conhecendo de perto a história, a cultura, as experiencias e vivências do lugar.

A  XX Semana Cultural José Lins do Rego é uma excelente oportunidade para conhecer o potencial  histórico e cultural da cidade de Pilar. Vale a pena conhecer, participar, vivenciar! 

Pilar: boa vontade, histórias, vivências, e muita cultura, na terra de José Lins do Rego Foto: Divulgação
Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Foto: divulgação
Antiga casa de Zé Lins. Foto: divulgação
Espaço Cultural Meu Quintal. Foto: Divulgação
Juventude Pilarense. Envolvimento com a arte e a cultura. Foto: Divulgação
Na terra de Zé Lins: hospitalidade, boas histórias, e o jeito de ser pilarense. Foto: Divulgação

Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias

One thought on “XX Semana Cultural José Lins do Rego

  • 3 de junho de 2018 em 00:07
    Permalink

    A XX SEMANA CULTURAL JOSE LINS DO REGO, está sendo um Evento de muitos encontros e descobertas , de talentos e de pessoas que desejam conhecer os encantos da Cidade do Menino de Engenho.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.