Inédito: cooperação técnica para realização de produções audiovisuais relacionadas aos Direitos Humanos

O coordenador do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (FINDAC), Wigne Nadjare, assinou nesta terça-feira (28), um termo de cooperação técnica com a Faculdade IESP para realização de produções audiovisuais relacionadas aos Direitos Humanos.

O acordo é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a empresa de comunicação Arapuan, o Movimento Feminista e de Mulheres da Paraíba e o FINDAC, no último dia 13 de julho, na sede do Ministério Público Federal, em João Pessoa (PB). Participaram da reunião representando o IESP, a diretora geral, Érika Marques, a gerente de marketing, Chris Guedes e o coordenador de Publicidade e Propaganda, Daniel Costa.

Inédito

O coordenador do FINDAC, Wigne Nadjare declarou: “O acordo de cooperação firmado entre as instituições que compõem o Findac é inédito no Brasil, tanto pelo tempo de duração quanto pela quantidade e amplitude das inserções na grade da emissora. Demos um primeiro passo para podermos fazer valer o que diz a nossa Constituição Federal em relação as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas e não podem ser usadas para fins de violações dos Direitos Humanos”.

Audiovisuais

Serão veiculados na Arapuan, até o mês de dezembro, 90 inserções de 30 segundos, mais um programa educativo, de até 15 minutos, sobre cidadania e direitos humanos, como direito de resposta do Movimento Feminista em relação aos danos causados pelas declarações misóginas preconceituosas do apresentador Sikera Junior, contratado pela emissora em janeiro de 2018, e que violou os direitos e a imagem das mulheres paraibanas no programa Cidade em Ação.

A faculdade IESP, através do termo de cooperação com o FINDAC, cedeu o estúdio de TV e a ilha de edição para feitura dos materiais. Três VTs já foram produzidos por uma equipe de voluntários e voluntárias, e já estão sendo exibidos pela Arapuan, nos seguintes horários: 7h às 10h; 12h às 14h, sendo pelo menos uma exibição no intervalo do programa Cidade em Ação, apresentado pelo Sikera, e das 18h às 22h. O tema dos primeiros VTs é sobre os tipos de violências contra as mulheres e como denunciar.

Para a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Observatório da Mídia Paraibana, Janaine Aires, a veiculação deste material é importante para melhor informar a população e preservação da democracia.

_______

“A veiculação deste material é muito importante para conscientizar a população de que as televisões são concessões públicas imprescindíveis para uma sociedade equilibrada, responsável e democrática. A Paraíba está atenta e não tolera que o desrespeito à dignidade e aos direitos humanos invada nossas casas”, ressalta.

_________

O termo de cooperação técnica prevê ainda que os alunos e alunas dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária do IESP, juntamente com a equipe do Findac, produzam vídeos publicitários educativos sobre temáticas que envolvam os direitos humanos a serem veiculados na programação da TV Arapuã até o final do ano.

O FINDAC e o IESP estão organizando ainda uma semana pela democratização da comunicação, que deve ser realizada em outubro em João Pessoa.


Com informações: Mabel Dias – Jornalista 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.