Jeans inteligente: tecnologia e sustentabilidade

Versátil, resistente, adaptável, polivalente, democrático, atende a todas as classes sociais e estilos.

Com a chegada do século XXI, era digital, consumo consciente, o jeans alinhou com o desenvolvimento sustentável e com a alta tecnologia.

Estas combinações ajudarão os usuários a se orientarem pelas ruas, classificando seus e-mails e mantendo seu corpo na temperatura adequada.

O Jeans do futuro promete facilitar a vida dos consumidores.  

Denim Premiere Vision. Foto: Reprodução

As inovações foram apresentadas no Salão Denim Premiere Vision, que reuniu recentemente 80 expositores internacionais em Paris.

Entre as novidades, uma jaqueta jeans impermeável, equipada com tiras de painéis solares e um cabo no bolso para carregar o celular. Sua criadora, a estilista holandesa Pauline van Dongen, utilizou fios de jeans usados.

O fabricante brasileiro Vicunha Têxtil propõe um tecido termorregulador, que mantém o corpo em uma temperatura constante graças à uma microfibra utilizada normalmente em roupas esportivas.

Jeans do Futuro. Foto: Reprodução

O americano Cone Denim emprega uma fibra robusta que é usada especialmente em equipamentos para motociclistas.

A start-up francesa Spinali Design aposta em uma calça jeans com sensores na cintura e uma conexão bluetooth com o smatphone que ajuda o usuário a se orientar durante seus deslocamentos.

“Você insere um destino no aplicativo e os sensores vibrarão à direita ou à esquerda” em função da rota, explica à AFP, Romain Spinali, responsável de inovação da empresa.

Jeans do Futuro. Foto: Reprodução

A peça fabricada na França é vendida por 150 euros. Seus designers trabalham, ainda, em uma função destinada a classificar os e-mails: o jeans “vai vibrar de formas diferentes, dependendo de se você receber uma mensagem de sua família, amigos ou trabalho, para que você não tenha que verificar sistematicamente seus e-mails nos fins de semana ou nas férias”, explica Spinali.

Lavagem sem água

Jeans do Futuro. Foto: Reprodução

O Google trabalha com a marca Levi Strauss no fabrico de roupas que permitam comprar produtos à distância graças a um tecido especial interativo.

No geral, para muitos expositores do Salão, o jeans do futuro destaca-se como uma peça de roupa que respeita o meio ambiente. Pois entende-se que o consumidor da atualidade é mais exigente.

Jeans do Futuro. Foto: Reprodução

Marion Foret, responsável de produtos de moda do Salão, explica: “Principalmente com o jeans, porque é um produto um pouco controverso, que nem sempre tem boa reputação, e os fabricantes se veem obrigados a empreender iniciativas mais ecológicas”.

Ela salienta: “As marcas usam algodão orgânico, ou que se sabe de onde vem, fazem lavagens que não utilizam água e empregam tinturas que não despejam produtos poluentes no meio ambiente”.

Alguns propõem, além disso, informar melhor o consumidor, como o fabricante paquistanês Artistic Fabric Mills, que desenvolveu um aplicativo para que o usuário possa conhecer a história de um jeans.

Calça jeans inteligente: o futuro da moda

Jeans inteligente. Foto: Reprodução

O Google associou-se com a famosa marca de roupa Levi’s para desenvolver uma roupa inteligente a partir de diferentes tipos de tecido. Para isso eles utilizarão o chamado “Project Jacquard”, um tipo de fibra muito especial.

A ideia é dotar de funções extras qualquer peça de roupa: as “pernas” do seu jeans podem ser um trackpad; os botões da sua camisa, um setor tátil do smartphone para tirar fotos, entre muitas outras coisas, já que as possibilidades são infinitas.

Project Jacquard:

Project Jacquard. Foto: Reprodução

Uma iniciativa que busca combinar tecnologia com moda, criando roupas úteis. O projeto foi apresentado durante a última “Google I/O”. 

O “Project Jacquard” almeja que as roupas tecnológicas não chamem atenção por causa de sua tecnologia, mas pelo desenho e estilo, escondendo suas inovadoras possibilidades para que as pessoas possam usá-las sem ser notado.

Levi’s. Foto: Facebook

As peças de roupas funcionam da seguinte maneira:

O Google Advanced Technology and Projects (ATAP) criou um sistema bastante interessante para introduzir a tecnologia sem que ela possa ser vista a olho nu.

Google e Levi’s lançam ‘jeans inteligente’. Foto: Reprodução

As roupas inteligentes terão pequenos fios condutores que recebem informações que chegarão a um microcomputador (não maior que um botão) onde serão processados. Uma vez processados, os dados chegarão a gadgets como smartphones e tablets via transmissão wireless, executando a ação que o usuário realizou sobre a superfície da roupa.

Estes fios inteligentes são muito delgados e se mesclam com perfeição aos fios do tecido da roupa. Em pouco tempo e por meio de um gesto você poderá iniciar uma chamada tocando o zíper do seu jeans e ativar gadgets à distância apenas com um sacudir de braços.

Parceria entre Levi’s e Google cria jeans inteligente. Foto: Reprodução

Imaginando tudo isto, tem-se a impressão que tudo isto sai de uma tela de cinema, num filme futurista.

Sabe-se que por enquanto está sendo desenvolvido, ainda não tornou-se realidade, mas o fato do Google já ter se associado a uma importante marca de roupas demonstra que não quer repetir o mesmo erro do “Google Glass” e dar uma aparência atraente à nova invenção.

Google e Levi’s juntam-se



Calça jeans inteligente será o futuro da moda. Foto: Reprodução
Jeans inteligente. Foto: Reprodução

Com informações: Em.com.br Internacional / Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.