João Pessoa: Festival do Milho, com comidas típicas e apresentações culturais

A II edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), começou nesta quinta-feira (22) e termina no sábado (24), na sede da Cecaf, no bairro de José Américo, na capital paraibana.

O evento reúne uma feira de produtos, música, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. O objetivo é proporcionar as vendas da produção de cerca de 50 agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, no ano de 2016, foram comercializados cerca de 36,4 mil espigas de milho. A expectativa para 2017 é que mais de 700 mãos de milho sejam vendidas no festival. “Na primeira edição do evento tivemos uma grande participação da população. Os produtores estão animados e a meta é superar a marca de vendas atingidas no ano anterior”, declara Rogeany.

Milho verde. Foto: Reprodução

Uma das novidades do II Festival do Milho 2017 é a participação de alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, que vão comercializar cordéis produzidos em sala de aula durante o último semestre.

Os estudantes receberão como premiação pelo trabalho desenvolvido durante o evento, cédulas com imagens de grandes nomes da música nordestina que podem ser trocadas por produtos comercializados na feira. Eles também vão montar bancas de exposição e fazer declamação de cordéis e apresentações de danças.

Nesta quinta-feira, o evento teve início às 5h, com a tradicional Feira do Agricultor Familiar da Cecaf, até as 13h.

A Quadrilha junina Revelação Matutina, da cidade de Jacaraú, se apresentou na abertura.

Milho sendo comercializado no festival. Foto: Reprodução

Músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e poetas locais como Bebé de Natércio realizarão apresentações durante os dias do evento.

Em comemoração ao São João, a Cacef vai funcionar excepcionalmente na sexta-feira (23), com venda de milho em atacado e no varejo, além de pratos típicos como pamonha, canjica, bolos e doces.

Grupos de forró pé-de-serra também se apresentam durante o festival. No sábado (24), a quadrilha junina da comunidade Cabana, em Alhandra, Litoral Sul, se apresenta a partir das 10h.

O II Festival do Milho é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Sul e Norte.

Comidas típicas feitas com milho verde:

Pamonha. Foto: Reprodução
Pamonha e canjica. Foto: Reprodução
Bolo de Milho. Foto: Reprodução
Milho Verde. Foto: Reprodução
Milho assado. Foto: Reprodução

Com informações: G1 / Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.