Jorilene Barros: aluna de escola pública hoje é professora universitária

Por Arlindo Cabocllo


É comum ouvir, muitas vezes de forma desencorajadora, que escolher a licenciatura ou pedagogia como profissão se deu por ser menos concorrida nos concursos de seleção para o ingresso numa universidade pública ou ter mensalidades mais baratas nas faculdades privadas. Mas Jorilene Barros Fagundes, essa santa-ritense do bairro Popular que sempre estudou em escola pública, é uma daquelas pessoas que cursou licenciatura para ser professora, objetivo este – alimentado diariamente com muita dedicação e perseverança – na busca de ser aquilo que queria ser desde que se entende por gente, ou seja, estar em sala de aula como a sua avó, a quem tem como grande inspiração na educação.

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“Minha avó era uma professora humana, gentil, respeitosa e respeitada”. É nela que me espelho diariamente como pessoa e professora. Confessa com os olhos brilhando de orgulho.

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Com o propósito de seguir os passos de sua avó na educação, Jorilene Barros Fagundes, ao mesmo tempo que cursava o técnico pedagógico na Escola Anísio Pereira Borges, em Santa Rita, frequentava em horário oposto os bancos das salas de aulas da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Campus Guarabira, no curso de Licenciatura em História. E como num daqueles encontros aleatórios da vida, para muitos obra do destino, já para outros tantos – desígnios de Deus, a História entra na sua vida por acaso – dentro dessas possibilidades, pois na hora de preencher o formulário de escolha do curso que queria, no caso Geografia, fez com o código errado da sua opção pretendida. Porém, com o tempo passou a amar o curso de História.

Fatos: interferem diretamente no que somos

Para a professora Jorilene Barros Fagundes, não tem como estudar história e entender que os fatos não são apenas lineares, mas que também são cíclicos e interferem diretamente no que somos, como pensamos e em nossas ações. Com isso, o estudo da história possibilita compreender onde estamos e como chegamos até aqui num processo constante de reflexão entre presente e passado.

De posicionamentos firmes na defesa daquilo que pensa e acredita, a professora Jorilene Barros Fagundes não se dobra àqueles que tentam lhe diminuir ou abafar sua voz e nessa troante toada de autoafirmação defende uma educação transgressora no sentido de ser emancipadora do sujeito e que este a instrumentalize para alterar sua própria realidade.

Neste seu caminhar acadêmico, Jorilene Barros, a jovem que queria ser professora como a
sua avó, aluna de escola pública, ferrenha defensora do ensino público de qualidade, apesar das dificuldades enfrentadas e os descasos que a educação brasileira é tratada pela nossa classe política, é pedagoga (Uninter), mestra em História e Doutora em Educação, na linha de História da Educação, pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

Com sua tese de doutorado “A graça de Deus cumpre associar a elaboração do homem”:
projeto de educação familiar na União de Moços Católicos e no Jornal A Imprensa, a professora Jorilene Barros buscou defender que existiu na Paraíba um discurso moralizante sobre um tipo de homem e família moralmente aceita que era legitimado pela Igreja Católica e todos aqueles que não estivessem no modelo definido por esses dois grupos, a União dos Moços e o Jornal A imprensa, seriam a escória da sociedade e deveriam ser execrados socialmente.

Jorilene Barros: uma mulher forte…

Desta forma, sua tese de doutorado expressa bem quem é Jorilene Barros: uma mulher forte que dá pouca importância aos julgamentos alheios, ou melhor nenhuma importância, uma andarilha em busca do bem viver apaixonada pela vida, com sua postura de independência e altivez busca através de sua voz, escritos e ações motivar as pessoas, em especial as mulheres, a se livrarem das mordaças impostas que as emudecem e serem quem realmente são nas suas mais audaciosas potencialidades.

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“A aluna superou seu mestre”

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Hoje seus ex-professores e professoras, alguns colegas de profissão, ao encontrar a Profª. Dra. Jorilene Barros Fagundes, professora substituta na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e funcionária nas redes ensino pública e privada, a abraçará orgulhosamente com a certeza da realização profissional e radiante de alegria dirá para si: “a aluna superou seu mestre”.

 


@jorilenebarros

Fotos: Jorilene Barros – Arquivo pessoal | Divulgação – Conexão Boas Notícias 


 Arlindo Cabocllo

Professor, geógrafo e escritor. Natural de Arcoverde, Pernambuco. Graduado e licenciado em Ciências Geográficas pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da rede de ensino estadual da Paraíba. Autor do livro O Caranguejo Santo.

Desenvolve no Instagram o Projeto Live Entrevista, no qual conversa com as mais variadas personalidades da sociedade e é proprietário do canal Cipoada Nordestina, este voltado para divulgar as potencialidades naturais, políticas, artísticas, culturais, literárias, arquitetônicas e humanas do Nordeste. 

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Edição: Josy Gomes Murta


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2 thoughts on “Jorilene Barros: aluna de escola pública hoje é professora universitária

  • 8 de abril de 2023 em 11:31
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    Que show! Uma verdadeira inspiração. Parabéns pela matéria

    Resposta
  • 8 de abril de 2023 em 13:25
    Permalink

    Uma pessoa do tipo transgressora que quando pensamos que atingiu seu ápice aparece ainda maior e melhor! Felicidades por sua vida e carreira professora!

    Resposta

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