K encontra Paludes: escritor Marcus Alves lança novo livro nesta quarta

Uma busca que requer tropeços na própria vida. A herança de K tem o custo do autoconhecimento e do olhar ao redor. Por quase duas décadas o personagem saiu à procura de um objeto de desejo e de consumo: um par de sapatos amarelo. Esse é o enredo do mais novo livro do sociólogo e jornalista Marcus Alves.

‘O sapato amarelo’ ou K encontra Paludes é o título da obra. “K é um ser perturbado por uma melancolia e se dedica a procurar o sentido de sua própria vida. Pensei em construir um personagem bem contemporâneo”, conta o autor. Nesse trânsito da busca, depara-se com os ambientes urbanos onde vive e descobre o verdadeiro sentido de suas angústias e tristezas.

Foto: Marcus Alves

O livro mescla a linguagem literária e documental, um desejo alimentado por Marcus Alves há algum tempo. A obra é inspirada em um arquivo antigo encontrado pelo autor na biblioteca da Universidade de Brasília (UnB), local onde concluiu o mestrado em Comunicação Social e o doutorado em Sociologia.

“O livro é também a história de um documento, pois o criei como um manuscrito anônimo a partir do qual o escritor faz apenas o processo de compilação e edição”, explica o escritor que já lançou diversos livros de ciência sociológica e literatura como ‘Cultura Rock e Arte de Massa’, ‘Cultura no Mercosul: uma política do discurso’ e poétics, tais como ‘O eterno e o Provisório’ e ‘Arqueologia’.

Foto: Marcus Alves

‘K encontra Paludes’ é ainda um livro sustentável e artesanal. Os exemplares da obra têm 100 capas confeccionadas com papel reciclado e foram costuradas à mão. As ilustrações ficaram por conta da artista plástica Juliana Alves e ainda há uma xilogravura da artista Rose Catão.

A publicação do livro é pela editora Cartonera Aberta, em parceria com a editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB). O lançamento da obra será nesta quarta-feira (4), às 19h, no Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, em João Pessoa.


Com informações: UFPB / Secom-JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.