Paraíba recebe primeiro voo internacional

João Pessoa entra definitivamente na malha aérea internacional da Gol Linhas Inteligentes.

Neste sábado (01), o Aeroporto Internacional de João Pessoa Presidente Castro Pinto, na Paraíba, passa a operar pela sua primeira rota regular internacional. O voo Gol 7702 ligará a capital paraibana à cidade de Buenos Aires, na Argentina.

De acordo com as informações, nesse voo chegará famtour com os maiores operadores de turismo da Argentina, numa articulação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e da Gol linhas Aéreas. A ação do aeroporto é coordenada pela PBTUR, Abrasel, Fecomercio, SETUR de João Pessoa, Conde e Bayeux.

Aeroporto Internacional de João Pessoa Presidente Castro Pinto. Foto Kleide Teixeira

O primeiro voo vai partir da capital portenha às 12h35 e chegará a João Pessoa às 17h35. Na volta, a aeronave partirá do Aeroporto Presidente Castro Pinto às 18h15, fazendo uma escala em Maceió (AL), no Aeroporto Zumbi dos Palmares, de pouco mais de uma hora de permanência, e seguirá a para a capital argentina.

Para viabilizar o recebimento do voo, a Infraero tomou uma série de medidas, como firmar garantias junto aos órgãos públicos de nacionalização dos voos (Vigiagro e Receita Federal) que antes não operacionalizavam no terminal, além de reorganizar o desembarque internacional.

Paraíba recebe primeiro voo internacional. Foto: Reprodução

Segundo a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, várias atividades foram programadas para a recepção. “Teremos apresentação de música e dança argentinas, tango e milonga, danças brasileiras, comida e bebida típicas e brindes para todos os passageiros que desembarcarem aqui. Receberemos cerca de 150 passageiros argentinos nesse voo inaugural”.

No momento que o avião pousar no aeroporto, dois carros do Corpo de Bombeiros irão ficar posicionados para promover a tradicional solenidade de batismo da aeronave, que é uma ação que ocorre em todos os aeroportos do mundo para dar boas-vindas ao novo voo. Será jogada água no avião.

Paraíba recebe primeiro voo internacional. Foto: Reprodução

A Capital paraibana é a sétima base da Gol no Nordeste com voos para Buenos Aires, que já conta com frequências regulares saindo de Recife, Salvador, Fortaleza, Natal, Porto Seguro e Maceió.

Operadores que chegam nesse primeiro voo: All Seasons, Vacaciones Barcelo, Positivo, Consult House, Roteiros, Interlands, FreeWay, Top Dest, Tip Group, CVC, Julia Tours, Almundo, Gol Linhas Aéreas.

Para esse voo, o governo da Paraíba negociou a redução para 6% na alíquota de ICMS incidente no combustível de aviação. A Gol deve ainda mexer na sua malha aérea para João Pessoa e Campina Grande, alterando alguns horários para facilitar o acesso dos passageiros, tanto para chegar na Paraíba, como aqueles que embarcam para outros destinos.

Mais uma porta aberta para a ampliação da capacidade turística paraibana

Governador Ricardo Coutinho em solenidade de assinatura. 1º voo regular internacional para a Argentina. Foto: Secom/PB

O governador Ricardo Coutinho, ao assinar o convênio viabilizando o primeiro voo regular internacional para a Argentina, declarou:

“O turismo é fundamental para o desenvolvimento de uma região. Estamos dando as condições fiscais necessárias para que este voo aconteça. O Governo do Estado reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível da aviação para operações da empresa Gol na Paraíba. O voo significa um avanço grandioso, já que a Argentina é um dos maiores polos de geração turística para o Brasil. Dos cerca de 6 milhões de turistas que visitam o país, 2 milhões são argentinos e queremos que eles cheguem cada vez mais na Paraíba. Estamos com mais esta porta aberta para a ampliação da capacidade turística paraibana”. (7 de marco, Paraíba PB)

Aeroporto Internacional de João Pessoa Presidente Castro Pinto

Aeroporto internacional de João Pessoa Presidente Castro Pinto. Foto: Reprodução

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa (PB), distante 11 km do centro da capital paraibana, seu acesso se dá através da BR-230. 

O Castro Pinto tem capacidade para receber 2,3 milhões de passageiros por ano. No ano de 2016 passaram pelo terminal 1.418.232 passageiros entre operações de embarque e desembarque. Atualmente, o Castro Pinto conta com 25 voos regulares (16 diários e 9 que operam semanalmente), com destino ao Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos e Campinas (SP), Brasília (DF), Campina Grande (PB) e Recife (PE).

A partir de hoje (1º de julho) os voos da rota regular internacional acontecerão com frequência semanal, operando sempre aos sábados, com um tempo médio de cinco horas de duração.

Para o superintendente do aeroporto, Roberto Germano de Souza, o voo internacional traz novas oportunidades. “A ligação internacional entre a Paraíba e a Argentina, por meio do voo internacional vem incrementar a nossa oferta de destinos. Além disso, vai colaborar para o crescimento do nosso movimento operacional e das receitas, e sua consolidação irá abrir a porta para novos voos domésticos e internacionais”, argumenta.

Com informações: Infraero / Secom-PB

One thought on “Paraíba recebe primeiro voo internacional

  • 31 de dezembro de 2017 em 21:31
    Permalink

    Parabéns João pessoa, pelo vou Internacional para Bueno Aires, na Argentina

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.